terça-feira, 10 de julho de 2012

1 O Movimento Reformista de 1914 e Posteriores PARTE III AS PRINCIPAIS DOUTRINAS DOS REFORMISTAS A maioria dos ensinos dos reformistas são semelhantes aos da Igreja Adventista. Porém, em alguns pontos há uma total discrepância com as orientações bíblicas e do Espírito de Profecia. a) Abstenção de alimentos cárneos como prova de comunhão Na Reforma, uma pessoa só pode ser batizada se deixar de se alimentar de carne de qualquer tipo (vermelha, peixe, frango, etc.). No caso de um membro da Reforma que for descoberto se alimentando de carne, o mesmo pode ser disciplinado ou até excluído da igreja. Mas, onde está escrito isso na Bíblia? Apesar de ser correto a orientação de que o povo de Deus deve procurar uma alimentação mais saudável, livre da carne, não podemos fazer disso um ponto de salvação, pois nem a Bíblia nem o Espírito de Profecia falam isso (cf. Gn 9:1-4; Lv 11:1-47; Mt 14:13-21; 15:29- 39; Jo 21:1-3). Estes textos não defendem o uso da carne, mas mostram que esta questão não tem nada que ver com salvação. No caso de Ellen White, ela deixou de comer carne após a visão da reforma de saúde, que teve em 1863, mas nunca ensinou que todos deveriam ser obrigados a fazer o mesmo. “A questão acerca de se devemos comer manteiga, carne ou queijo não deve ser apresentada a quem quer que seja, mas devemos educar as pessoas, mostrando os males das coisas que são censuráveis” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 287). “Os que têm vivido com regime cárneo toda vida, não vêem o mal de continuar nesta prática, e tem de ser tratados com brandura” (Conselho sobre Regime Alimentar, p. 62). Este conselho foi dado em 1895, 32 anos após a visão. “Tanto maior a necessidade de usar de prudência com a questão de comer carne. Com relação a este assunto não deve haver movimentos precipitados. Devemos considerar a situação do povo, e o poder de hábitos e práticas de vida inteira, e devemos ser cautelosos em não impor aos outros nossas idéias, como se esta questão fosse um teste, e os que comem carne fossem os maiores pecadores” (Idem, p. 462). “Não nos compete fazer do uso da alimentação cárnea uma prova de comunhão; devemos, porém, considerar a influência que crentes professos, que fazem uso da carne, têm sobre outras pessoas” (Idem, p. 404 – manuscrito de 1909). Ellen White escreveu muitos textos duros sobre o comer carne. Mas nunca fez disso uma prova de comunhão, ou uma obrigação a ser seguida para quem desejasse o batismo. Todos devem procurar viver à luz da reforma de saúde, para poderem permanecer entre o povo de Deus nos dias finais da História. “Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com eles” (Conselhos sobre Regime Alimentar, p. 382). b) Doutrina dos 144.000 Os reformistas crêem que só serão salvos, dentro da mensagem do 3° anjo, 144.000 pessoas, e que a grande multidão são aqueles que não tiveram conhecimento desta mensagem. Ou seja, para eles, os que foram salvos de Abel até 1844 fazem parte da grande multidão; e os 144.000 são as pessoas que foram fiéis à mensagem de 1844 para cá. Isso quer dizer que, os que conhecem a mensagem do 3° anjo só se salvarão se estiverem dentro dos 144.000. Veja que em João 3:16, não diz que há um número específico de salvos, mas todo aquele que crer será salvo. Apocalipse 22:17 também afirma que todos os que quiserem podem vier a Cristo, e receberem graça. “Outra questão sobre a qual conversamos um pouco, foi a respeito dos eleitos de Deus – que o Senhor teria um número certo, e quando esse número se completasse, cessaria o tempo da graça. Estas são questões sobre as quais vós, ou eu, não temos o direito de falar. O Senhor Jesus receberá a todos os que 2 vierem ter com Ele. Morreu pelos injustos, e toda pessoa que quiser vir, poderá fazê-lo” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 315). “Cristo diz que haverá na igreja pessoas que apresentarão fábulas e suposições, quando Deus deu verdades grandes, inspiradoras e de molde a enobrecer, as quais devem ser sempre conservadas no tesouro da memória. Quando os homens apanham esta e aquela teoria, quando são curiosos de saber alguma coisa que não lhes é necessário saber, Deus não os está conduzindo. Não é plano dEle que Seu povo apresente alguma coisa que eles supõem, a qual não é ensinada na Palavra de Deus. Não é Sua vontade que eles se metam em discussões acerca de questões que os não ajudam espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de sem dúvida, saber em breve. Meus irmãos e irmãs, apreciai e estudai as verdades que Deus vos tem dado, a vós e a vossos filhos. Não gasteis o tempo buscando saber aquilo que não vos será de proveito espiritual. "Que farei para herdar a vida eterna?" Luc. 10:25. Esta é a todo-importante questão, e foi claramente respondida” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 174-175). “Não tenho luz sobre o assunto [de quem constitui os 144.000]... Tenha a bondade de dizer a meus irmãos que nada me foi apresentado acerca das circunstâncias a que escrevem, e só lhes posso expor aquilo que me foi apresentado” (Mens. Escolhidas, vol. 3, p. 51). DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Os reformistas dizem que, uma vez que alguém se casou, o único e exclusivo motivo pelo qual um dos cônjuges poderá contrair novas núpcias é com o falecimento do outro cônjuge. Eles crêem que mesmo em caso de adultério, a parte inocente não poderá contrair novas núpcias até que a parte culpada venha a morrer. Eles fazem algumas interpretações equivocadas de Mateus 19:9: “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério”. 1) A reforma de 1951 lança, até mesmo, dúvidas sobre a originalidade deste verso. Vejamos o que eles ensinam em seus panfletos: “Se a cláusula de exceção realmente pertence ao original, Jesus Se referiu ao problema da fornicação, como freqüentemente aparecia na sociedade judaica” (extraído do folheto “É o casamento um contrato vitalício?”, p. 6, série laodicéia, n° 8). 2) Outra posição é a de que o texto de Mt 19:9 permite o divórcio, mas não o novo casamento. “Do ponto de vista puramente gramatical, pode-se dizer que pela cláusula de exceção é permitido ao marido inocente repudiar a mulher culpada, mas não se pode dogmatizar que, pela mesma cláusula, ele tem permissão de casar novamente” (mesmo folheto citado anteriormente, p. 16). 3) Eles também acreditam que a cláusula de exceção de Mt 19:9 aplica-se a um casal que não está casado legalmente. “Numa situação em que este pecado está presente, Mateus 19:9 poderia ser entendido como segue: ‘Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher (a não ser que não esteja legalmente casado, mas vivendo em fornicação) e casar com outra, comete adultério’” (idem, p. 20). 4) Por não acreditar no claro texto bíblico, nem nas palavras do Espírito de Profecia, os reformistas dão também a explicação de que Mt 19:9 está falando de uma infidelidade ocorrida antes do casamento. “Quer a infidelidade ou fornicação de uma prometida esposa se descobrisse antes ou logo após o casamento mesmo, o marido inocente estaria livre para repudiá-la, de acordo com a previsão ocorrida na lei de Moisés” (idem, p. 19). É importante verificar que na linguagem bíblica, as palavras “infidelidade”, “adultério”, “prostituição”, “relações sexuais ilícitas”, “fornicação” têm o mesmo sentido, pois todas provêm da palavra grega PORNÉIA (cf. Mt 5:32; 15:19; 19:9; Mc 7:21; Jo 8:41; At 15:20, 29; 21:25; 1Co 5:1; 6:13, 3 18; 7:2; 2Co 12:21; Gál. 5:19; Ef 5:3; Col. 3:6; 1Ts 4:3; Ap 2:20-21; 19:2; etc.). Tanto a Bíblia quanto o Espírito de Profecia nos mostram que, em caso de infidelidade sexual entre casados, a parte inocente tem o direito diante de Deus de divorciar-se legalmente e contrair novas núpcias. A base bíblica está em Mateus 5:32 e 19:9. Já o Espírito de Profecia confirma isso, ao interpretar “prostituição” como “infidelidade” ou “adultério”. Vejamos: “No Sermão do Monte, Jesus declarou plenamente que não podia haver dissolução do laço matrimonial, a não ser por infidelidade do voto conjugal. ‘Qualquer’, disse Ele, ‘que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério’ Mat. 5:32” (O Maior Discurso de Cristo, p. 63). “Uma mulher pode estar legalmente divorciada do marido pelas leis do país, mas não divorciada à vista de Deus e de acordo com a lei mais alta. Só há um pecado, o adultério, que pode pôr o esposo e a esposa em posição de se sentirem livres do voto matrimonial à vista de Deus. Embora as leis do país possam permitir o divórcio, à luz da Bíblia continuam como marido e esposa, segundo as leis de Deus. Vi que a irmã ------, por ora, não tem direito de desposar outro homem; mas se ela, ou qualquer outra mulher, obtiver um divórcio legal na base de adultério por parte do marido, então está livre para casar com quem quiser” (O Lar Adventista, p. 344). A reforma de 1951, e suas afilhadas, não se conformando com o que Ellen White escreveu, afirmam que ela escreveu estes textos apenas apresentando conselhos com base no seu parecer pessoal sobre o assunto, mas sem estar falando por inspiração de Deus nesta questão. Em oposição a estes pensamentos equivocados, a própria Ellen White escreveu o seguinte: “Não escrevo nenhum artigo expressando meramente minhas próprias idéias. Eles são o que Deus me expôs em visão - os preciosos raios de luz que brilham do trono... Fraca e tremendo, levantei-me às três horas da madrugada para escrevervos. Deus estava falando através da argila. Talvez digais que esta comunicação apenas era uma carta. Sim, era uma carta, mas induzida pelo Espírito de Deus, a fim de apresentar à vossa mente as coisas que me foram mostradas. Nestas cartas que escrevo, nos testemunhos que apresento, transmito-lhes aquilo que o Senhor me apresentou” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 50). O ANJO DE APOCALIPSE 18 A Igreja da Reforma afirma que eles representam o anjo de Apocalipse 18, ou seja, eles seriam o “4° Anjo”. Segundo sua interpretação, a Igreja Adventista é o 3° anjo, que caiu, e por isso se fez necessário a vinda do 4° anjo, para dar “reforço” à mensagem. Vejamos, porém, alguns detalhes: 1°) O 3° anjo não cai, mas vai até o fim. “O terceiro anjo a voar pelo meio do céu, e anunciando os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus, representa nossa obra. A mensagem não perde nada de sua força no vôo progressivo do anjo; pois João o vê crescendo em resistência e poder até que a Terra inteira seja iluminada por sua glória. A carreira do povo que guarda os mandamentos de Deus é para a frente, sempre para a frente” (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 169). 2°) O anjo de Apoc. 18 se une ao 3° anjo. Os dois anjos não fazem uma obra de separação (como fazem os reformistas, até mesmo entre eles), mas uma obra em união. “Vi, então, outro poderoso anjo comissionado para descer à Terra a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e força à sua mensagem” (Primeiros Escritos, p. 277). 4°) O anjo de Apoc. 18 ilumina TODO o mundo. “Grande poder e glória foram comunicados ao [quarto] anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória. A luz que acompanhava este anjo penetrou por toda parte, ao clamar ele poderosamente, com grande voz: ‘Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível!’ Apoc. 18:2” (Idem). 4 “O anjo que se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a Terra toda com a sua glória. Prediz-se com isto uma obra de extensão mundial e de extraordinário poder” (O Grande Conflito, p. 611). Ao contrário da profecia, o movimento de reforma tem uma débil atuação mundial, inclusive com expressiva redução do número de membro ao longo dos anos, o que já citamos anteriormente neste estudo. 5°) A obra do 4° anjo virá junto com o poder da chuva serôdia. “Não tenho nenhum tempo específico de que falar, no qual tenha lugar o derramamento do Espírito Santo - quando o poderoso anjo descer do Céu, e se unir com o terceiro anjo na conclusão da obra para este mundo; minha mensagem é que nossa única segurança é estarmos prontos para o refrigério celeste, tendo nossas lâmpadas preparadas e ardendo” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 192). “A chuva serôdia deve cair sobre o povo de Deus. Um poderoso anjo virá do céu, e a Terra toda será iluminada com sua glória” (O Ritual do Santuário, p. 304, originalmente citado na Review and Herald, 21/04/1891). Fica muito claro que o Movimento de Reforma NÃO representa o anjo glorioso de Apocalipse 18. TEXTOS MAL INTERPRETADOS OU DISTORCIDOS DE SEU CONTEXTO Uma tática muito usada pelos reformistas é isolar pequenas porções dos Testemunhos de Ellen White, para tentar provar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia apostatou completamente, e foi rejeitada por Deus. Para desfazer esta falsa afirmação, apresentamos alguns textos escritos quase no final de sua vida, no qual ela afirma sua confiança na direção da Igreja Adventista: “Oro com fervor para que o trabalho que fazemos agora fique profundamente gravado no coração e mente e alma. Aumentarão as perplexidades; mas como crentes em Deus, animemo-nos uns aos outros. Não abaixemos a norma, mas mantenhamo-la bem elevada, olhando para Aquele que é o autor e consumador da nossa fé. Quando à noite não consigo dormir, elevo o coração a Deus em oração, e Ele me fortalece, e me dá a certeza de que está com os Seus servos ministradores no campo nacional e em terras distantes. Cobro ânimo e sinto-me abençoada ao reconhecer que o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e continuará com eles até ao fim” (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 439 – mensagem apresentada no Boletim da Conferência Geral, de 27/05/1913). “Ao recapitular a nossa história passada, havendo revisado cada passo de progresso até ao nosso nível atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Ao ver o que Deus tem realizado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado” (Test. Seletos, vol. 3, p. 443 – escrito originalmente em 1915). Vimos nesta série de estudos sobre o Movimento de Reforma na Igreja Adventista do Sétimo Dia, que esta divisão não foi autorizada nem inspirada por Deus. Aqueles que estavam descontentes com questões administrativas, buscaram argumento pseudo-doutrinários para ampararem sua rebelião. Podemos, confiantemente, crer que o Senhor permanece ainda com Sua amada Igreja Adventista do Sétimo Dia, e assim o será até o fim dos tempos. Prof. Gilson Medeiros http://prgilsonmedeiros.blogspot.com Adaptação de material do Pr. Benildo Gabriel dos Santos, ex-Vice-Presidente da Associação Reformista no Brasil, atual Pastor Adventista do Sétimo Dia.

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